5 Distros Incríveis para desktop além do Ubuntu
▶️ Assista o episódio completo: https://www.youtube.com/watch?v=LF3MAdbUsjc
🎧 Ouça o episódio completo: https://diolinux.com.br/podcast/o-meu-linux-e-melhor-que-o-seu.html
Nós já listamos quais são as nossas distribuições Linux favoritas. Mas e se não pudéssemos indicar elas, quais seriam nossas outras opções?
🔴 Seja Membro do canal Diolinux: https://youtube.com/diolinux/join
🤔 Dúvidas sobre ser membro? Confira o FAQ: https://diolinux.com.br/play
📩 Conteúdo do Diolinux sem Algoritmo: http://diolinux.com.br/newsletter
🎤 Conheça o nosso Podcast: https://diolinux.com.br/diocast
📬 Contato comercial: https://diolinux.com.br/contato
💙 Nossas redes sociais e mais: https://diolinux.com.br/links
🛒 Diolinux Ofertas: https://diolinux.com.br/ofertas
📹 Produção
Roteiro e apresentação: Edson Silva
Edição e efeitos: Edson Silva
Thumbnail: Adriel Filipe
Produção: Raul Craveiro
#Diocast #Linux #Distro #Tecnologia #opensource
ubuntu
Deepin
Uso lubuntu. Se era pra sair de wibdows, eu queria o mais leve de todos para meu Notebook velho de guerra. Funciona muito bem.
Imagino que a palavra fosse "sóbrio"; essa questão de perfil de usuário (iniciante / intermediário / avançado) tem que ser mesclada com o perfil pessoal, e até mesmo com o tipo do hardware. Acho o Zorin perfeito para notebook de estudante, já num desktop com tela grande percebo ele como um tanto simplório. Com o BigLinux é o inverso, sua customização visual e recursos instigam na tela grande, mas dão essa sensação de sobrecarga em telas de notebook, principalmente para o pessoal mais velho, que tende à sobriedade.
cachyOS. Só testem… aí vcs vão falar assim: – Mentira… não é verdade!… Adeus Windows!, Mac!. Ele é tão elástico que tornou as outras distros produtos para distro hopping. É uma vergonha ninguém falar também do RebornOS, porque são estas únicas distros que rodam nvidia+Wayland sob KDE+HDR. Se não fosse essas duas eu tava no sal com o Windows e a merda do Pilot, porque como eu vou usar HDR no linux?, agora, hoje, falem? hein? As donas de tudo no mundo linux (Red Hat, Debiam, OpenSuse)não fazem nada que presta, ou são desatualizado demais, ou são quebrados demais, ou são pretenciosos demais e seus usuários falam que Arch não é para iniciante que Arch é isso e aquilo. Por isso quem usa Arch despresa quem não usa. Lembram da minha pergunta? Hoje só cachyOS, elástico, ético, inclusivo, humilde, poderoso, simples, complexo. E olha que eu sou o maior noob do linux e constatei isso então eu não falo por experiência falo pelo necessidade de uso e o desespero.
acho que entre o zorin e o mint, a questão é só design, por trás do capô é a mesma coisa, gosto mais do design do zorin e a uso por isso, mint não perde em nada, só o design que me parece ultrapassado
O mint tem cara de velho sim. E não é só o ícones. É a distro como um todo
open SUSE estavel?
Na primeira hora mexendo nele os icones do sistema ja desapareceram. Nem da pra diferenciar as aplicações. Além disso ele é feio.
Arco linux te prepara para tudo
Eu uso Mx-linux 23 e acho muito bom…o legal sao as ferramentas…
tem tudo …
Gerenciamento de Dicos, formata Usb, Configura rede…
Perfeito com o Xfce 4,18 , e instala Flat-pack, se quiser…
Não falha nem a Pau…
Com Gnome, fica melhor ainda,
Mas precisa conhecer…pois no Gnome, novato nao acha nada…
KDE , é mais bonito..
Porém Xfce é mais funcional…
Nvidia, instala mais perfeito no Xfce…
É um Debian , sem precisar usar Terminal…
Mx21 o que acham?
Estou trabalhando com Biglinux há 3 anos. Top D+
A que mais equilibra estabilidade com pacotes atuais, e mais importante: vanilas – Slackware.
Tentei contribuir com o big Linux, mas o desenvolvedor falou que a distro era comunitária sendo que eu tinha mostrado o problema e mostrei as possíveis soluções que poderia fazer.
Tumbleweed é excelente, o snapper é uma não na roda pra quem assim como eu, gosta de mexer em tudo e acaba quebrando o sistema sem querer akshqihdkwj
Concordo que o Mint tem esse aspecto antiquado. Eu uso e gosto muito, entretanto.
E isso ai opensuse
Vou falar, por mim. Eu uso linux desde 2020, então com passar do tempo, percebi que algumas distro linux como debian e ubuntu puro ficaram um pouco mais pesados em termos de software no hardware do meu computador. Então eu prefiro usar pessoalmente distros baseadas no ubuntu, como kde neon que eu uso agr e o linux lite, que são mais estaveis e que tem os aplicativos que preciso utilizar no dia a dia para estudar e etc.
Essas duas em específico não são tão pesadas e são boas para usuários iniciantes.
tô usando o big linux e pra minha surpresa está me atendendo muito bem.
BigLinux sempre
O cara recomenda o openSUSE mas não recomenda o Ubuntu kkk e olha que eu sou usuário do openSUSE mas reconheço que não é uma distro para iniciantes.
O meu único problema com o Ubuntu é eles usarem snaps ao invés de flatpak no desktop, dá pra instalar, mas aí já envolve alguns comandinhos no terminal, nada demais, mas já é o suficiente para eu não recomendar para um usuário completamente leigo. Hoje em dia meu requisito Nº 1 para uma distro para iniciantes é vir com acesso ao flathub por padrão.
Eu tenho um teclado da Microsoft, o Bluetooth keyboard, e só funciona no Linux mint. Minha máquina é um Galaxy Book 2, mas quando testei outras distros Linux, o teclado não conecta… Alguém sabe o que é preciso fazer para funcionar?
Manjaro? Ninguém mais quer? Big Linux tomou o lugar?
meu problema hoje com o openSUSE Tumbleweed foi que quebrou minha Steam com atualização do sistema hehehe
BigLinux XFCE, Gnome ou KDE. 😉
Instalei o mint ontem e o bluetooth não funcionou, voltei pro PopOS.
Ubuntu: "Ninguém gosta de mim!"
jamais indicaria ubuntu kkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
EU já recomendo Deping 23 super produtivo
Tb vou de Mint ! Ele já me salvou 3 vezes. Ele é versátil, estável, fluido, seguro e rápido. E o Big Linux me decepcionou. Instalei ele do zero em um SSD de 480 GB. E ele travou duas vezes. E o meu Setup é de primeira. Ele até reconheceu o Mint no outro SSD de 240 GB. Mas, travou 2 vezes do nada ! Aí, coloquei o Zorin OS 17.1 q está rodando REDONDO ! Concordo com o Edson. O Zorin se mostrou mais estável, rápido, seguro e fluido do q o BigLInux.
Eu acho no mínimo intrigante a galera dizer que a customização do Big Linux "não é sã" (sabe-se lá o que isso quer dizer), "KDE padrão tem menos coisas acontecendo é menos Tio e parecido com Windows" "eu gosto de ambientes com menos coisas, por isso prefiro o KDE e Gnome padrão"
Mas acontece que um dos trabalhos que o pessoal do Big faz é justamente "limpar" o KDE e a base Manjaro mega poluída! O Dolphin no Big já vem super clean.
E ainda tem os preset pronto pra deixar o desktop idêntico ao Windows (só que melhor hehe) e idêntico ao Mac/Gnome porém com muito mais recursos, bonitão e leve.
E a parte mais irônica é que enquanto a característica "parecer um Windows mais familiar pro tio" é uma vantagem, no entanto ninguém indica uma distro em que experiência que não seja um Mac-like como primeira opção hehe
Abraço galera.
E ah eu penso que seria mais legal, uma crítica ou apontamento menos superficial e genérico tipo:
"É um desktop mais são" o que isso significa?
"gosto de menos coisas acontecendo ali na minha frente"
O que são essas coisas que o Big Linux KDE tem ali na frente acontecendo?
Quais são as coisas que tem demais no Big tal qual o Manjaro? (esse tem mesmo).
Obs uso Big KDE é tem muita coisa que não me agrada 100%, mas aí do mesmo jeito que eu posto colocar eu simplesmente, mudo ou desativo uma coisa ou outra, mas o trampo deles é excelente e vai além da interface Plasma ou do Ambiente Gráfico KDE. Como por exemplo as modificações para diminuir o consumo de recursos doa hardware como memória RAM, swap, CPU e até espaço no SSD.
Se não pudesse o zorin o deepin, o mint foi a pior experiência que tive com Linux já tinha usado no passado e aí fui voltar a usar Linux nossa que horror além de feio todo quebrado e buga do parece remix de fundo de quintal mau feito não sei como alguém em să consciência pode sugerir mint pra alguém
Linux Mint
O Big Linux é realmente bem fácil, mas mais fácil ainda é o Linux Mint! O Zorin também é fácil para iniciantes ou para quem quer tudo bem mastigado! Eu prefiro o OpenSuse Tumbleweed com KDE, que é bom para quem já tem algum conhecimento, para quem já testou várias distribuições linux, mas não é um sistema difícil, eu só comecei a usar o Tumbleweed depois de usar Ubuntu, Mint, Fedora, Zorin, etc, observei e estudei e quando entendi algumas coisas, instalei o OpenSuse Leap com KDE, depois de usar durante alguns meses, comecei com o Tumbleweed, que voltei a usar após uma temporada usando o Archcraft, o Mabox e o Manjaro com I3. MX Linux também é uma escolha interessante para iniciantes.
Eu sou purista, Debian está excelente para minhas necessidades. Por favor, sirva com XFCE bonito e joiado.
No big linux foi onde encontrei o nosync-browser, coisinha boa é esse nosync-browser