OPERATING SYSTEMSOS Linux

Será que Linux é tudo igual? O que faz cada distro ser única? – Diocast

✅ Vote no Diolinux no Prêmio iBest: https://plus.diolinux.com.br/t/vote-no-diolinux-como-melhor-canal-de-tecnologia-no-ibest-2024/62437

🎙️ Ouça o episódio em outras plataformas: https://diolinux.com.br/podcast/linux-e-tudo-igual.html

É muito comum dentro do universo Linux encontrar distribuições Linux baseadas em outras. Mas será que as distros no final das contas “são tudo igual”?

Neste episódio do Diocast nós conversamos sobre esse assunto, e explicamos quais são as maiores diferenças entre as distribuições Linux.

⭐ Conheça o nosso trabalho: https://diolinux.com.br/links
🎤 Nosso PodCast: https://diolinux.com.br/diocast
🎮 Nosso canal de Lives de games: https://diolinux.com.br/live
🛒 Nossa loja (na Lolja): https://diostore.com.br

Apresentação por: Edson Silva
Edição por: Edson Silva
Produção por: Raul Craveiro
Thumbnail por: Adriel Filipe

#Diocast #Linux #Opensource #Distro

source

by Diolinux Labs

linux foundation

23 thoughts on “Será que Linux é tudo igual? O que faz cada distro ser única? – Diocast

  • O que me falta hoje é o DaVinci Resolve em Flatpak

  • Prefiro o MX Linux, mas tudo é uma questão de adaptação e gosto.

  • Eu sou um tipico usuário Windows que tenho um note mais antigo que não aceita W11 por vias normais. Instalei POP OS e gostei mas agora instalei o Zorin.
    Tudo quase perfeito. O que mais pega pra mim é o descanso de tela onde não consigo utilizar as teclas de Setas pra navegar (voltar e avançar) entre as fotos. Qq tecla ou mouse o Xscreensaver desliga. Eu tenho mais de 500Gb de fotos da família e muitas vezes a gente quer voltar pra ver uma foto que passou. De resto show de bola

  • Instalei o Fedora NetInstall e instalei pacotes e recursos de interfaces graficas distintas. Openbox para janelas, xfce4-panel para painel, terminal do kde, por ai vai. Hoje vejo as distros customizadas como apenas algo pronto para o usuario nao perder tempo customizando e instalando seus programas favoritos ou criando seus laboratórios que é o caso das distros voltadas a hacking. Sempre instalo apenas a base e faço tudo ficar do meu jeito, porém para um usuario que precisa da distro pronta para ontem é o que torna ainda mais interessante a ideia de distros ja prontas para uso

  • Eu gosto de olhar baseado em produtor e distribuidor. Um sistema é um conjunto de produtos que trabalham de modo coordenado para cumprir um objetivo e quando um falha, os demais falham de alguma forma.

    Os produtos não são feitos por uma só pessoa ou uma só abstração, empresa por exemplo. Os produtos possuem versões, as quais mudam segundo um intervalo de tempo próprio. O produto principal do Linux é o Linux, que é um kernel, o coração ou cérebro de um sistema, mas sozinho não é um sistema.

    Uma distribuição Linux distribui um coração (produto central Linux) com outros produtos para formar um sistema operacional. A distribuição não é um produtor, ela é um distribuidor, que, entre tantas funções, escolhe a lista de produtos e suas versões. Segundo o tamanho, qualidade, visão de mundo e objetivos do distribuidor, entre outros, podem existir produtos criados, modificados e serviços extras.

    O sistema operacional não está composto por só 10 produtos, mas sim por milhares de produtos. Colocar-los para trabalhar juntos e de modo coordenado não parece uma tarefa tão simples, requer grandes recursos humanos e com conhecimentos diversificados.

  • quando linux reconhece o hardware todo é lindo, quando não reconhece (ex. placa wifi, impressora) acaba a graça.

  • Avisa o Raul que dá sim para Remover o Ícone da Lixeira do Windows da Área de Trabalho!

  • Bom o conteúdo,quem sabe na proxima diferença das distros (parte 2) coloquem os detalhes mais significativos ! Em tempo já pensarão em trazer uma representante feminina para o clube ? Legal seria convidar pessos do nicho para falarem tem muita gente com conteúdo !

  • Realmente muitas opções acabam confundindo usuários que estão pesquisando e querendo entrar no mundo Linux. Com o tempo vamos selecionando as que mais gostamos e também que melhor rodem em nossos equipamentos. Após testar várias distros, fiquei com o Linux Mint, que já estou usando há quase 1 ano e meio, e ao que parece será a minha distro principal por muitos anos.

  • Precisando de ajuda. Ganhei um notebook Positivo N1250 do Governo do RN que veio com Windows instalado, mas sou usuário de Linux desde 2008, tendo como distro Ubunto 08.04. Testei e instalei várias distros nesse notebook, contudo em todas elas o áudio fica em "dummy sound" – isto não ocorre com o Windows instalado. Quando instalei o Big Linux, consegui obter som, mas aproximadamente um mês depois ele começou a engasgar, isso é, o som desaparecia e aparecia do nada, e dessa maneira fui obrigado a retornar o Windows a esse notebook. O que poderá estar ocorrendo?

  • Quem usa NixOS não sofre com essa tal de dependência e de quebrar o sistema… Se fizer algo errado, o sistema não roda nada… Só vai instalar ou atualizar se o arquivo de configuração estiver totalmente correto!

  • Eu fico me perguntando, os cara sabem como funciona o sistema operaciona, e isso é crucial pra quem quer ser um programador. Então, vcs manjam de programação ??

  • o `docker-compose` vs. `docker compose` eh coisa de versao do docker. os mais recentes eh com o whitespace!

    vlw demais ai pessoal! me amarro mt no conteudo!

  • Saudades do meu remaster, o Ubuntu Perfeito. Ela era perfeita, ao menos para mim.

  • O que faz diferente é rodar bem em determinado hardware – que seja seu. Mesmo o Windows não roda legal em 100% dos hardwares existentes (embora sejam feitos para ele).

  • Por um lado o fato de haver tantas distros é otimo pela versatilidade, com certeza tem uma distro que satisfaça suas necessidades, mas por outro dificulta "padronizações" e acaba gerando confusão entre usuários novos

  • Em partes, sim

    Como as distros compartilham do mesmo kernel na maioria das vezes, o que muda são as customizações que são empacotadas por cada distro, ou as vezes a filosofia de alguma distro também. Dá para transformar um sistema em outro se o usuário tiver vontade.

    Hoje mais se escolhe uma distro por afinidade ou praticidade do que por ela ser necessariamente super diferente

Comments are closed.